Karol Józef Wojtyła nasceu em Wadowice (Polónia), filho de um Tenente do exército dos Habsburgos, de quem herdou o nome.
Em 1929, perderia a mãe, Emilia Kaczorowska, vitimada por uma doença nos rins. Em 1931, morreria o irmão, de escarlatina. Karol perderia o pai poucos dias antes de completar 22 anos
Muito religioso, Karol Wojtyła foi ordenado sacerdote católico em 1 de Novembro de 1946 e quatro anos depois chega ao cargo máximo na sua diocese. Em 30 de Dezembro de 1963 é apontado por Paulo VI como arcebispo de Cracóvia.
No dia 28 de Setembro de 1978, Karol Wojtyła, ficou a saber da triste – e até hoje suspeita – morte de João Paulo I pelo seu motorista particular. De volta a Roma, ele foi escolhido Papa em 16 de Outubro de 1978.
Foi o Papa mais novo desde o Papa Pio IX porque eleito na época com 58 anos; participou em eventos ecuménicos, foi o primeiro a pregar numa igreja luterana e numa mesquita, o primeiro a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusalém, procedeu a numerosas beatificações e canonizações; escreveu 14 encíclicas.
Com o objetivo de suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário