segunda-feira, 6 de abril de 2009

Procissão do Encontro

No Domingo à noite, existe uma tradição muito antiga e comovente que faz na cidade Batatais na Paqóquia Santa Rita de Cássi. É a procissão do encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Bom Senhor Jesus dos Passos.
Os homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensangüentado, escarrado e carregando uma cruz às costas. Em determinado local se dá o encontro. Um pregador faz a dramatização da cena, recordando o que aconteceu na Sexta-feira Santa. Faz um apelo à conversão, recorrendo à dramaticidade da dor de Nossa Senhora e das Dores e sofrimentos de Jesus. o sermão tem o costume de ser mais exortativo.

As Mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”: Verônica, que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário.

Nesta Procissão do Encontro em Batatais chegou a este ano de 2009 há mai de 2.000 mil pessoas. Onde Homens saem da Capela de Nossa Senhora Auxiliadora e as Mulheres da Capela de São Cristovão e ambos se encontrando proximo ao Cimiterio da Cidade, onde após o encontro todos seguem destino a Paróquia Santa Rita de Cássia, que se inicia a Celebração.

O Grupo Theatral Santa Joana D'Arc, como de costume faz a encenação do encontro do Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores onde milhares de pessoas se emocionam ao relembrar o sofrimento de ambos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário